GED TRANSFORMARTE E GED ARTPAZ/RN – TRABALHO DE LUZ QUE UNE DOIS GRUPOS IRMÃOS

Em 2019, paralisamos nossas atividades presenciais (aulas e ensaios aos sábados pela manhã grupo infantil e a tarde grupo maior) por causa da pandemia gerada pelo COVID 19…

Momentos de incertezas, medo, ansiedade… quando voltariam as atividades presenciais, como continuar o trabalho? Ficamos o resto de março e abril sem saber exatamente como continuar o trabalho mas fomos buscando soluções que só seriam possíveis a partir de trabalho virtual. Depois de muito pensar, quebrar nossas cabeças, decidimos reiniciar as aulas agora no formato virtual. Surgiram vários desafios… aparelhos celulares capazes de possibilitar essa modalidade de aula, plano de internet, adesão dos pais e crianças ao trabalho … (algumas crianças não se adaptaram nem mesmo às aulas da escola virtuais e nem queriam ouvir falar de mais aulas nesse estilo…).

Iniciamos as aulas com o grupo maior, mas sem conhecer nem dominar as tecnologias e plataformas que possibilitavam as aulas virtuais fomos fazendo experiências até conseguir fixar na plataforma Zoom. Depois de algumas aulas decidimos que seria importante o registro de todo o trabalho através da gravação das aulas, tentativas, erros, aprendizados que levariam anos tivemos que aprender em alguns meses! Crescimento e aprendizados importantes!

O grupo que participou da III Mostra Novos Horizontes em Belo Horizonte com 19 integrantes já iniciara o ano com 12 participantes e durante todo o processo de adaptação das aulas online, alguns deles preferiram deixar o trabalho por motivos diversos, principalmente por dificuldade de manter a disciplina (aumentamos nossos, agora são três dias de ballet clássico e ensaios mais um dia de estudo sobre os trabalhos que realizamos).

Tentamos manter as crianças nas aulas online sem sucesso, depois de alguns meses acabamos decidindo que trabalharíamos online com o grupo maior retornando com o infantil na retomada das aulas presenciais na casa espírita. Chegamos a conseguir celular de doação de frequentadores do CEAP, emprestar para os pais das crianças, instalar o programa, mas infelizmente não foi possível continuar … Mais aprendizado!

Preparamos a coreografia AOS PÉS DO MONTE, construída especialmente para V Mostra Nacional de Dança Espírita Online. Trabalho desafiador em tempos de pandemia, foi criado e ensaiado em aulas online. A gravação aconteceu em um dia, buscando observar os protocolos de segurança em relação à pandemia causada pelo COVID 19, e foi filmada com o celular pendurado no lustre, o chão do quarto todo coberto de cartolina branca onde eram feitos riscos com lápis de cera durante a coreografia. Foi bem cansativo, desafiador mas o resultado valeu muito todo o esforço! Estudamos muito, ensaiamos muito e buscamos colocar nossas melhores energias nesse trabalho que teve como base a música de Tim e Vanessa que fala de alguém que ouviu O Sermão do Monte dos lábios do Mestre querido e isso transformou sua vida! Esperamos que cada pessoa que assista possa sentir um pouco dessa vibração de luz de momento sublime proporcionado por Jesus aos que tiveram o privilégio de ouvir essa parte que Gandhi considera a mais importante do Novo Testamento!

Em novembro de 2019, fomos procurados por Irandê Lira, amiga querida de Natal/RN, que reassumia a coordenação do Grupo Espírita de Dança ArtPaz vinculado ao Núcleo Espírita de Parnamirim/RN. Irandê sem ter formação consistente em dança assim como eu, dividia sua preocupação sobre a continuidade do trabalho que apresentava mais um grande desafio que era a necessidade de ser virtual. Conversei com Magno Silva, professor competente e inspirado que trabalha o ballet clássico desde 2019, com os participantes que permaneceram nas aulas online e todos amaram a ideia de trabalharmos juntos!

Iniciamos o Projeto GED Transformarte/ArtPaz com muita alegria e esperança no início de novembro! Como a dança exige disciplina, dedicação, esforço e por motivos que não cabem nesse relato, nem todos componentes do ArtPaz permaneceram no trabalho.

Atualmente (junho 2021) as lindas e guerreiras bailarinas Gleyciane Veras, Karla Siqueira e Leona DoCampo do ArtPaz permanecem no trabalho assim como Miriam Faria, Ivy Mayare, Ana Luisa Martins, Douglas Júnio, Alícia Frauches e Beatriz Franco do Transformarte.

Dessa união que trouxe tanta alegria, aprendizado e oportunidade de trabalho com Jesus surgiram dois trabalhos: PRECE DANÇADA apresentada na Campanha de Popularização da Arte Espírita de Belo Horizonte e A CHUVA feito especialmente para o III ENARTE – Encontro Nacional de Arte Espírita realizado pela Associação Brasileira de Artistas Espíritas em junho de 2021.

Prece dançada, foi uma coreografia criada pelos próprios bailarinos, muito singela com nossas melhores energias.

Já o trabalho A CHUVA merece um capítulo separado pelo rico processo de criação, ensaios, gravações, desafios… A seguir cenas dos próximos capítulos…rsrsrsrs…

No nosso próximo post falaremos sobre o PROJETO: TINTINO, O ESPETÁCULO CONTINUA… trabalho que o Transformarte deseja realizar há quase cinco anos e que agora, junto ao ArtPaz será realizado ONLINE!!!

Sobre Grupo de Espírita Dança Transformarte

O Grupo Espírita de Dança Transformarte visa tornar-se ferramenta de autoconhecimento para transformação interior, buscando estudar com as crianças/jovens e adultos os ensinamentos do Cristo vinculando-os à Dança. Para participar do grupo a única exigência é participar assiduamente de algum estudo da casa espírita, seja sistematizado, mocidade ou evangelização. O objetivo dessa condição sine qua non é permitir que o participante compreenda os preceitos preconizados pela Doutrina Espírita para melhor expressá-los nos gestos e movimentos das coreografias e espetáculos, mas principalmente para oferecer subsídios seguros para sua transformação moral. O projeto que antes era uma iniciativa sustentada pela fundadora e coordenadora Miriam Faria agora foi regulamentado para se vincular ao trabalho de promoção social do Centro Espírita Amor ao próximo de Ouro Branco, MG. Com essas novas mudanças o grupo que antes era constituído somente por crianças e jovens agora tem como aspiração atender participantes de todas as idades, da criança ao idoso mostrando que a dança pode ser realizada independente da idade ou condição financeira. Embasado na Doutrina Espírita o grupo trabalha com seus participantes os principais pontos da doutrina trazendo os ensinamentos do Mestre Jesus e propagando a necessidade de dedicação à caridade com o próximo, através da participação de outros projetos sociais realizados pela casa espírita.
Esse post foi publicado em Dia a Dia do GED Transformarte. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário