Notícias SAPATILHA/10/08/2013

NOTÍCIAS SAPATILHA – 09/08/2013
Publicado em 10/08/2013 por Palas Atena
SAPATILHA_INFORMATIVO

09 DE AGOSTO DE 2013 – Nº 23 – ANO 1

ARTE EM POESIA

ELA

borboleta-azul-3Foi através dela que as lágrimas sufocadas na intimidade puderam verter sem que o espírito pudesse se envergonhar, ainda que sem razão, de suas dores e conflitos.

Foi através dela que as tensões emocionais e corporais, resultantes dos embates da vida, foram cedendo pouco a pouco e devolvendo à alma e ao corpo a mobilidade que o pensamento e as emoções precisam para gerarem bem estar.

Foi através dela que a visão cinzenta e triste da Vida foi aos poucos redescobrindo as cores com as quais a Criação Divina impregnou o Universo para estimular nosso sentimento de adoração à beleza.

Foi através dela que a voz tímida, a voz contida, a voz insegura, a voz amedrontada, a voz desvalorizada, a voz reclusa, uniram-se e perceberam que poderiam afinar seus tons, suas presenças, suas existências, sua esperança de serem capazes de conduzir a vida ao destino melhor e mais feliz que sempre almejaram.

Na Terra, Ela decorou as cavernas, se elevou às alturas, celebrou vitórias, marcou despedidas, e, com harmonia singela, saudou em coro a chegada do menino que mudaria nossa história.

Onde a dor estagia,
Vem Ela e contagia
Nos convidando à mudança.
Não faz distinção entre as almas,
Nem exige que haja palmas,
Para reacender a esperança.
Dispensa diplomas e títulos,
Formação acadêmica, currículos,
Entranhada que está na intimidade.
É a ARTE que cura e ilumina,
Que acolhe o Ser e o fascina
Em seu despertar para a Verdade.

03/08/2013 – Jaime Togores – Santos/São Paulo

PARA REFLETIR…

(…) Então, eram dias festivos em Cidade Esperança! Nas suntuosas praças ajardinadas que circundavam o majestoso palácio da Embaixada Esperantista, sobre tapetes de relvas cetinosas, garridamente mescladas de miosótis azuis, de azáleas níveas e róseas, realizavam-se os jogos florais, perfeitos torneios de Arte Clássica, durante os quais a alma do espectador se deixava transportar ao ápice das emoções gloriosas, deslumbrada diante da majestade do Belo, que então se revelava em todos os delicados e maviosos matizes possíveis à sua compreensão! Destacavam-se os bailados coreográficos e mesmo individuais, levados à cena por jovens e operosas esperantistas, cujas almas reeducadas à luz benfazeja da Fraternidade não desdenhavam testemunhar a seus irmãos cativos do pecado o apreço e a consideração que lhes votavam, descendo das paragens luminosas e felizes em que viviam para a visitação amistosa, com que lhes concediam tréguas para as ominosas preocupações através do refrigério de magnificentes expressões artísticas.

Então a beleza do espetáculo atingia o indescritível, quando, deslizando graciosamente pelo relvado florido, pairando no ar qual libélulas multicores, os formosos conjuntos evolucionavam traduzindo a formosa arte de Terpsícore através do tempo e dos característicos das falanges que melhor souberam interpretá-la; agora, eram jovens que viveram outrora na Grécia, interpretando a beleza ideal dos “ballets” de seu antigo berço natal; depois, eram egípcias, persas, hebraicas, hindus, européias, extensas falanges de cultivadores do Belo a encantar-nos com a graça e a gentileza de que eram portadoras, cada grupo alçando ao sublime o talento que lhe enriquecia o ser, enquanto suntuosos efeitos de luz inundavam o cenário como se feéricos, singulares fogos de artifício descessem dos confins do firmamento para irradiar em bênçãos de luzes sobre a cidade, que toda se engalanava, de esbatidos multicores, nuanças delicadas e lindas, que se transmudavam de momento a momento em raios que se entrechocavam, indescritivelmente, em artísticos jogos de cores, entrecruzando-se, transfundindo-se em cintilações sempre novas e surpreendentes. (…)

(CASTELO BRANCO, Camilo/ PEREIRA, Yvonne do Amaral. Memórias de um Suicida. FEB, 21ª. Edição. Rio de Janeiro, 2000. pp 552-553)

DANÇA NA CASA ESPÍRITA – ASPECTOS TERAPÊUTICOS

FIQUE POR DENTRO

Miriam Faria

dançaterapia1Que a dança se apresenta como uma das faculdades mais antigas do homem, e que lhe dá a condição de expressar profundamente suas emoções, sentimentos e anseios, não há o que se questionar. No seu aspecto terapêutico, todavia ela assume um importante papel, uma vez que possibilita às pessoas comuns, que nunca se envolveram em atividades dessa área, ao mover-se do seu próprio jeito e ritmo dissolverem a tensão do dia a dia, deixar que o sentimento interior dirija seus movimentos e, assim, propiciar o autoconhecimento e a natural necessidade de modificar padrões e atitudes que lhes causem desconforto ou prejuízo.

Uma vez que o objetivo principal da Doutrina Espírita é justamente o autoconhecimento e a Reforma Íntima, a Dança Espírita necessita seguir-lhe de perto os passos e é através do aspecto terapêutico acima citado, que ela pode contribuir grandemente para a educação do Espírito, através de vivências corporais profundas e dignificantes.

Buscando divulgar e fazer conhecer um pouco mais sobre esse tão importante aspecto da dança na II Mostra Nacional de Dança Espírita, é que foi colocada à disposição dos participantes a inscrição de trabalhos e painéis que enfatizem esse aspecto.

Os trabalhos e painéis inscritos nesse aspecto devem ter como foco os benefícios à saúde física, mental e espiritual que eles propõem, baseando-se primeiramente nos princípios basilares do Espiritismo Cristão e no bom senso afinado através de prece e estudo.

Miriam Faria – é Mestre em Educação e está em formação na área de Dançaterapia no Centro Internacional de Dança Movimento Terapia em São Paulo.

MOSTRA NACIONAL DE DANÇA ESPÍRITA

INSCRIÇÕES PARA COREOGRAFIAS ENTRA EM CONTAGEM REGRESSIVA

image007Termina dia 26/10/13 o prazo para inscrições de coreografias para a II MOSTRA NACIONAL DE DANÇA ESPÍRITA, que acontecerá de 1 a 4 de Maio de 2014 na cidade do Rio de Janeiro. Os grupos podem inscrever quantas coreografias quiser, sendo que serão desclassificadas as que ultrapassarem o tempo limite de 5 minutos cada. Além disso, as coreografias passarão por um processo seletivo rigoroso, que levará em conta o respeito aos aspectos basilares da Doutrina Espírita, bem como conhecimento mínimo dos aspectos técnicos, artísticos e expressivos da dança, no desenvolvimento da proposta coreográfica. Outro aspecto importante, é que os grupos deverão enviar link, disponível em meio virtual da filmagem da performance do grupo.

ATENÇÃO NAS DATAS:

06/07 a 31/01/14 – Inscrição de participantes

06/07 a 26/10/13 – Inscrição de coreografia

06/07 a 30/11/13 – Inscrição de Espetáculos e vídeos

06/07 a 31/12/13 – Inscrição de Painéis e Artigos

INFORMAÇÕES: http://mostranacionaldancaespirita.wordpress.com/

mostranacionaldancaespirita@gmail.com (A/C Danny ou Miriam)

EVENTOS

Pedro Leopoldo – Minas Gerais

533960_447046322060988_1014795195_nO Grupo LIBERTAS de Pedro Leopoldo/MG convida a todos para participar da palestra musicada inserida no projeto “Estudando a Arte Espírita na Casa Espírita”, a realizar-se no dia 12/08 às 19:00h, no Centro Espírita Meimei (Rua Benedito Valadares, 61 – Pedro Leopoldo/MG). Contamos com a presença de todos. Denilson – 09/08/2013. Grupo LIBERTAS.

Santos/São Paulo

1098114_529344977120619_1312343922_n

Belo Horizonte – Minas Gerais

995106_475963172496039_1464028983_n

Anúncios

Sobre gedtransformarte

Miriam Faria, frequentadora do Centro Espírita Amor ao Próximo, Ouro Branco, há 30 anos, evangelizadora há 24 anos e amando a dança, conheci a dança espírita e me apaixonei. Iniciei então o trabalho com o Grupo Espírita de Dança Transformarte em abril de 2011, visando estudar e colocar em prática os ensinamentos do Mestre Divino.
Esse post foi publicado em Notícias SAPATILHA. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s